Cachorros não gostam de quem não gosta de seus donos – Compreenda tudo sobre

Cães não gostam de quem não gosta de seus donos Cães não gostam de quem não gosta de seus donos ! Será verdade isso? Todas as pessoas já ouviram aquela famosa frase: “O cão é o melhor amigo do homem”. Entretanto, e se dissermos que, além de melhores amigos, eles ainda são capazes de ser “oponentes” dos que não gostam da gente? Uma pesquisa provou que os cães não gostam de quem não gosta de seus donos. Saiba o porquê disso.

Estudiosos da Universidade de Kyoto, no Japão, descobriram que cachorros não gostam de quem não gosta de seus proprietários e, além de tudo, não aceitam alimentos oferecidos por indivíduos que desprezam seus proprietários. O estudo, que foi divulgado no periódico científico “Animal Behaviour”, no ano de 2015, demonstra a capacidade profundamente requintada dos bichos em colaborar socialmente – mesmo com outras raças -, característica incomum entre os espécimes.

Em tal caso, se você notar que seu cão se encrespa apenas de passar próximo de alguém, é aconselhado ficar esperto. Esses animaizinhos, além de parceiros, são capazes de nos livrar de diversas encrencas e de pessoas que não buscam o nosso bem. Agora que você descobriu do que vamos falar nesse texto, continue lendo e conheça mais sobre.

De que modo o teste foi feito?

Coordenados por Kazuo Fujita, mestre em Psicologia, os estudiosos fizeram testes em 54 cães, divididos em três conjuntos. O primeiro conjunto recebeu alimento de uma pessoa que, na frente dos cachorros, se recusou a auxiliar seu dono a abrir a lata de ração.

No entanto, ao mesmo tempo, os cachorros poderiam optar pela refeição oferecida por alguém “indiferente”, estranho ao cachorro e que não revelou nenhum tipo de envolvimento na cena.

Num segundo grupo, os espécimes tinham as seguintes possibilidades: selecionar a comida oferecida por alguma pessoa que ajudou o seu dono a abrir a lata de comida ou pegar a comida servida por uma pessoa desconhecida.

Cachorros agride estranhoO último conjunto também poderia selecionar entre 2 pessoas, porém nenhuma dessas pessoas teve convívio anterior com os donos dos animais domésticos.

Em cada grupo, os especialistas reprisaram os testes quatro vezes. No primeiro conjunto, um único espécime escolheu a refeição da pessoa que desrespeitou seu dono. Já nos outros grupos, os cachorros não revelaram predileção ou recusa por quem eram servidos.

Como declara Fujita: “Pela primeira vez, analisamos como os cachorros fazem considerações sociais e emocionais dos indivíduos, sem ficar dependendo de seu interesse direto”. Os pesquisadores indicam que os cães são capazes de julgar um indivíduo com base em seu temperamento. Isto evidencia um traço fundamental que ajuda na colaboração social.

Afinal, por qual motivo os cães não gostam de quem não gosta de seus donos?

Ao longo de um encontro, a linguagem de corpo do dono mudará, tal como seu estado de ânimo. Isto é um ponto que os cães serão capazes de analisar e detectar, assim eles sentem algo com relação à pessoa.

Da mesma maneira, o mesmo estudo determinou que os cachorros também não gostam das pessoas que têm atitudes más ou são grosseiras com seus bichos de estimação. Por essa razão, em qualquer situação, se negarão a dar alguma atenção, mesmo que essas pessoas deem carinho, ração e chamegos.

Segundo essas reações é possível afirmar: os cães não gostam de quem não gosta de seus donos . E, ainda mais, não gostam também daqueles que não mostram qualquer tipo de afeto com os seres humanos próximos. Realmente, este tipo de conduta só é reconhecida nos conjuntos humanos e de primatas. Isto acaba sendo uma descoberta bastante importante na linha da capacidade intelectual e psicologia dos cachorros.

Conclusão

Os cachorros adoram as pessoas, isso é de conhecimento de todos! Mesmo que algumas pessoas fiquem pensando que é em função da comida e dos carinhos que recebem, existe algo mais. Os cachorros percebem quando alguma pessoa gosta (ou não) deles. Consequentemente, fique contente sempre que o cão fica contente ao ver você, isso é indício que você tem ótimos sentimentos.

Aquele que vai até sua casa e não alimenta qualquer tipo de sentimento pela sua pessoa, é melhor ficar atento. Os cães sentem quando alguém não gosta de seus donos e irão fazer o máximo para avisar seus tutores. Agradeça a seus cães por eles estarem próximos e sempre atentos a tudo e a todos.